O teletrabalho é um regime de trabalho com várias vantagens para o trabalhador como para a empresa, reduzindo custos operacionais, o tempo perdido em deslocações e aumentando a produtividade e satisfação dos funcionários. No entanto, é aconselhável seguir um conjunto de boas práticas para combater alguns riscos que possam surgir, como o isolamento profissional ou problemas resultantes de condições de trabalho menos adequadas. No Instituto Superior Técnico são vários os funcionários que usufruem deste regime de trabalho.
A Comissão de Avaliação dos Riscos Psicossociais – Equipa Técnica (CARP-T) elaborou um guia onde se apresentam estratégias para trabalhadores e para dirigentes, respostas a questões frequentes e recursos úteis para tirar o maior partido do teletrabalho, e da vida familiar, equilibrando-os.
- Guia de boas práticas para o teletrabalho (PDF, 354KB)Atualizado em 08.03.2021
Sugestões de Formações para o Teletrabalho
O IST disponibiliza um conjunto de formações para todas as pessoas que estão em teletrabalho, embora não exclusivas para os trabalhadores neste regime de trabalho. Esta informação é atualizada mensalmente:
| Competências Transversais | Entidade | Início | Fim | Duração | Inscrição |
| Introdução ao Microsoft Teams | MICROSOFT LEARN | Assíncrono | Assíncrono | 2h30m Online | Gratuita |
| Colaborar em equipes e canais com o Microsoft Teams | MICROSOFT LEARN | Assíncrono | Assíncrono | 43m Online | Gratuita |
| NAU/ Academia Portugal Digital | Assíncrono | Assíncrono | 4h Online | Inscrição
Gratuita |
|
| NAU/ CENJOR | Assíncrono | Assíncrono | 25h Online | Inscrição
Gratuita |
|
| Técnicas de Escrita Criativa | NAU/ Politécnico de Tomar | Assíncrono | Assíncrono | 25h Online | Inscrição Gratuita |
Através da página do NFD consegue também aceder às formações da NAU, no âmbito do desenvolvimento de Competências do SIADAP, o ReCAP.
Para efeitos de realização de Relatório de Teletrabalho, pode consultar a oferta formativa de 2024 já divulgada.
Para efeitos de realização de Relatório de Teletrabalho, pode consultar a oferta formativa de 2025 já divulgada.

