A gestão de pessoas vai para além da mera tecnicidade das centenas de atos, processos e operações diárias com que lidamos, apesar de fundamental, porquanto as pessoas são demasiado importantes para as organizações para que sejam geridas apenas por um serviço ou uma direção de recursos humanos. Por outro lado, cabe a uma direção de recursos humanos dar uma resposta de qualidade, ética e profissional das suas competências e satisfazer o alto nível de exigência dos/as utilizadores/as e demais interessados/as.
O caminho não é fácil e não está isento de dificuldades e resistências, mas é essencial para o alinhamento e sucesso estratégico do IST, no pequeno contributo que à DRH é possível dar para a observância da missão e visão do IST.
A par desta mudança concetual e cultural, a DRH tem procurado, ao nível da gestão estratégica e de mudança operacional, investir fortemente na formação dos seus colaboradores e na melhoria das suas infraestruturas e condições de trabalho (abordagem interna), bem como na melhoria da qualidade do seu trabalho, na orientação para os resultados e mais e melhor comunicação para os/as utilizadores/as (abordagem externa).
Este Menu procura, portanto, refletir o caminho que se pretende transpor, na medida do possível.