Segundo o artigo 284º do Código de Trabalho, o trabalhador tem direito a prestar trabalho em condições de segurança e saúde, cabendo à entidade empregadora assegurar que estas mesmas condições e seguir princípios gerais de prevenção.
A Segurança e Saúde no Trabalho corresponde a um conjunto de regras com o objetivo de prevenir riscos profissionais e promover e proteger a saúde do trabalhador.
Nos locais de trabalho administrativo existem alguns riscos que importam destacar:
- Sistema musculo-esquelética: A postura de trabalho mais exigente é a postura de pé, no entanto a postura de sentado também acarreta condições desfavoráveis, como lesões dos membros superiores (tendinites, síndrome do túnel do cárpico, epicondilite, etc), inferiores (bursites, entorses) e da coluna vertebral (cervicalgias, lombalgias, dorsalgias, dor ciática);
- Sistema visual: Olhar durante longos períodos de tempo para ecrãs causa fenómenos como a “visão computacional”, irritação, secura e fadiga ocular;
- Saúde Mental: o stress é um dos problemas mais comuns no local de trabalho, que pode levar a quadros de burnout ou exaustão profissional (estado de exaustão física, mental e emocional causado pelo stress excessivo e prolongado no contexto de trabalho).
Para prevenir estes riscos, o IST recomenda a adoção das seguintes medidas:
- Adequada colocação do material: O visor deve estar alinhado com a linha dos olhos, bem como o teclado e o rato com a linha do pulso;
- Cadeiras de trabalho de boa qualidade: Estas devem permitir regular o assento em altura, bem como a inclinação;
- Realização de breves exercícios de alongamento: para promover um relaxamento muscular
- Fazer pausas frequentes
- Gerir a carga de trabalho de forma eficaz: é crucial delegar tarefas adequadamente e fornecer recursos suficientes para completar o trabalho;
- Procurar ajuda quando é necessário: o Técnico disponibiliza apoio psicológico nos seus Serviços de Saúde, bem como a Universidade de Lisboa.