Instituto Superior Técnico

Direção de Recursos Humanos

Avaliação

A avaliação da formação consiste num processo sistemático de recolha de dados e de análise da conceção, implementação e resultados das ações de formação realizadas numa organização, sendo de extrema importância, considerando que permite averiguar a sua eficiência, relevância e efeitos na dinâmica organizacional.

Desta forma, a avaliação pauta-se como uma atividade transversal e contínua a todas as ações do Núcleo de Formação e Desenvolvimento. Os dados recolhidos são a base para a identificação de oportunidades e necessidades formativas, bem como para a monitorização das atividades decorrentes no âmbito da satisfação, qualidade e impacto do processo de ensino-aprendizagem, promovendo um processo de melhoria contínua.

 

Satisfação/ Qualidade da atividade formativa

O Núcleo de Formação e Desenvolvimento por forma a recolher informação no que diz respeito à opinião dos/as formandos/as e formadores/as, sobre as ações de formação realizadas, tem como procedimento a aplicação de questionários de satisfação, imediatamente após o término da formação.

Para consultar os resultados da atividade formativa do Núcleo de Formação e Desenvolvimento, clique aqui.

 

Sistema de follow-up

O acompanhamento pós-formação, traduz-se no follow-up da formação.

Todas a s formações desenvolvidas pelo Núcleo de Formação e Desenvolvimento têm uma componente obrigatória de follow-up, que decorre a jusante do término da formação e que pretende assegurar a eficácia da aprendizagem e da aplicação dos conhecimentos no contexto laboral. A metodologia de follow-up é customizada a cada formação e definida de modo a maximizar o processo de ensino-aprendizagem.

O Sistema de follow-up das formações do NFD foi considerado uma Boa Prática pelo Observatório das Boas Práticas do IST (ObservIST), em 2022.

 

Sistema de avaliação de impacto

O Núcleo de Formação e Desenvolvimento aplica questionários que permitem avaliar o impacto da formação, na atividade profissional dos/as formandos/as, 3, 6 ou 12 meses após a realização das ações, mediante a temática da formação e aplicabilidade mais ou menos imediata dos conteúdos aprendidos.

Os resultados obtidos através desta avaliação sobre o processo formativo, nas suas diversas vertentes, permitem avaliar o impacto positivo da formação frequentada, contribui para a realização do Plano de Melhorias, assim como, para o alinhamento e melhor planeamento de Formação oferecida pelo Núcleo.

O Sistema de Avaliação de Impacto das Formações do NFD foi considerada uma Boa Prática pelo Observatório das Boas Práticas do IST (ObservIST), em 2022.